quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Treinos Ontem e hoje

Ontem foi dia de folga, nada de treino técnico, apenas físico para manter o ritmo e perder o quilo que falta. Foi bom ficar um dia sem treinar, dar uma relaxada e respirar um pouco, ainda mais sabendo que os dias que estão por vir serão de treinos ainda mais intensos. Final de semana terá treino todos os dias, e corrida nos dias sem academia. Porém, mesmo sem treino, descobri que é impossível ficar sem pensar em karatê. Por isso dei continuidade a leitura do meu livro sobre a vida de Gichin Funakoshi. Ontem me chamou a atenção a parte em que ele fala sobre seus treinos orientado pelo mestre Azato. Diz ele que treinava todas as noites, enquanto Azato apenas  observava ele fazendo kata, o mesmo durante dias e mais dias, chegando a repetir-se por meses, até ouvir da boca de Azato um "Bom!" e só ai passar para um próximo kata. Nesse trecho tracei um paralelo com os dias atuais, onde as competições e os exames de graduação pedem um número cada vez maior de katas e técnica, muitas vezes obrigando o karateca a passar rapidamente por katas que ele se quer sabe a movimentação. Fica claro pra mim a importância que devemos dar a avaliações e competições, é nessas horas que vejo que a faixa serve mesmo para segurar as calças e não para quantificar o qualificar o conhecimento do karateca. De que serve ser faixa preta se chegou lá sem ter pleno domínio dos Heians? Quantos perdem competições porque são obrigados a saber katas que ainda não está na hora de aprender?  É com essas interrogações que vejo o quanto vale o que me foi passado pelo Sensei Sérgio e pelo Sensei Marino, pessoas essas que nunca super-valorizaram competições ou avaliações, mas sempre buscaram deixar claro que devemos treinar karatê para nosso próprio crescimento como atletas e como pessoa.
Uma boa leitura tem a capacidade de fazer-nos mudar hábitos, reavaliar costumes, planejar novas estratégias e rumar para novas metas e é isso que tenho feito, dia após dia, busco reavaliar e rever a forma como eu encaro o karatê e a forma como eu treino, para que um dia eu possa dizer que o meu heian-shodan chegou em um alto nível de kata, daqueles que talvez uma dia receba um "Bom!" do Mestre Uriu.


Oss!

Nenhum comentário:

Postar um comentário