quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Campeonato Brasileiro - Conclusão

Conclusões que me permito tirar sobre o Campeonato Brasileiro 2010

- Estrutura
Os problemas com a troca de ginásio prejudicaram claramente a estrutura do campeonato. Pelas informações que colhi com o pessoal da cidade, o ginásio onde originalmente iria ocorrer a competição, chamado Tartarugão, teria toda estrutura necessária para sediar o evento, como um piso melhor, vestiários e arquibancadas. Já o ginásio do COC deixou a desejar, especialmente no piso e pela falta de vestiários, uma vez que os atletas eram obrigados a colocar o kimono no banheiro, local este que nem sempre apresentava o piso limpo, não tinha bancos nem ganchos onde colocar o kimono antes de vestir, o que acabar sujando roupas e kimonos.

- Premiação
Com bons troféus e medalhas, a premiação foi daquelas de motivar ainda mais os atletas em busca do pódio. É importante ter uma boa premiação, pois é a recordação material daquelas conquistas suadas dos atletas que por lá passaram. Todo campeonato eu me pergunto se um dia o karatê vai conseguir visibilidade suficiente para conseguirmos premiar atletas e Federações com algo a mais do que troféus e medalhas, como materiais de treino, livros ou até mesmo premiações em dinheiro.

- Competições de kata
Apresentaram um excelente nível técnico na maioria das categorias. Alguns katas ainda parecem assustar o pessoal, espcialmente o junros e outros kotens katas, mas nada que com muito treino o pessoal não se acostume. É sempre bom ver atletas de alto nível competindo, pois isso serve como motivação para que todos treinem cada vez mais. E a tendência é que o nível das competições sempre aumentem.
Destaques: Willian (SP), Adriano (BA), Marino (RS), Maria (RS)

- Competições de Kumite
Com lutas disputadas e muitas vezes decididas no detalhe, o público não tem do que reclamar, assim como nos katas, os kumites apresentaram um nível excelente, e desde crianças até as categorias adultas podemos presenciar ótimas lutas. Importante destacar o respeito que existiu entre atletas e árbitros, embora sempre tenham reclamações, creio eu que não houveram momentos de desrespeito nem falta de espírtito esportivo. Acidentes acontecem!
Destaques: A dupla Thalles e Weberson (MT), Mario Heber (RS), Maria (RS), Jaqueline (MT)


- Arbitragem
Embora tenha escutado, e feito, algumas reclamações, a arbitragem não ficou nada abaixo do nível das competições, porém creio que ser necessário qualificar mais árbitros, para que se tenha um maior rodizio nas quadras e assim evite o cansaço de alguns árbitros que acabaram apitando praticamente todas as categorias, e também se tem árbitros para substituri aqueles que além de juízes ainda são atletas.
Destaques: Diogo (RJ) e a presença do Shihan Sadamu Uriu na árbitragem.

- Vila Velha
Ótima cidade, com uma ótima infra-estrutura, locais pra sair, praia, restaurantes... pode sediar de novo! hahaha
Destaque: Convento da Penha e Carangueijo do Assis

Vista to alto do morro do Convento



Oss!

Um comentário:

  1. Destaque: Mario Heber (RS)
    Só o estilo mesmo: Heyyyy.. HoOo.. Shhhh!! Shhhhh!!
    hehehe

    ResponderExcluir